11.2.06

Em Setembro de 2003 foi assim

150 mil euros para apoiar arte contemporânea
O director regional da Cultura, Vasco Pereira da Costa, apresentou ontem de tarde, em Ponta Delgada, o Projecto ARTCA que se destina a promover e a apoiar o desenvolvimento da arte contemporânea na Região Autónoma dos Açores.
Trata-se de uma iniciativa governamental, promovida pela Direcção Regional da Cultura, que tem por objecto contribuir de forma actuante para a evolução cultural açoriana. Para Vasco Pereira da Costa o que importa, com a sua implementação, é estimular as dinâmicas da criação e potenciá-las, como factores determinantes, para o desenvolvimento da Região.
O Projecto ARTCA, que será gerido pela Casa de Cultura de São Miguel e coordenado pela artista plástica Maria José Cavaco, desenvolver-se-á em duas vertentes fundamentais, uma especialmente, direccionada para a produção artística contemporânea e a outra, vocacionada para o acto de fruição estética, com o objectivo de proporcionar o conhecimento da arte contemporânea.
Relativamente à produção artística, pretende-se favorecer a criação artística através de um conjunto de acções que visam proporcionar condições para que os artistas possam desenvolver a sua auto-formação, prevendo-se, também, a criação de um contexto que facilite uma definitiva valorização do trabalho dos artistas plásticos sedeados na Região.
No que se refere ao conhecimento da arte contemporânea, o projecto pretende criar um acervo de arte contemporânea para a Região, no que se espera seja o embrião da futura colecção permanente do Centro de Expressão Artística Contemporânea dos Açores. Será elaborado um programa de exposições temporárias, bem como um programa de conferências e workshops focalizados em temas que possam ajudar a compreender a contemporaneidade artística.
De acordo com os fundamentos do projecto, a criação de programas pedagógicos que envolvam as comunidades escolares constituirá, por seu lado, uma vertente da maior relevância no desenvolvimento da ARTCA. Deste modo, será despertado o interesse e o conhecimento da arte num público mais jovem e diversificado.
O director regional da Cultura nas declarações que prestou aos jornalistas, referiu que a execução do Projecto ARTCA envolve um orçamento da ordem dos 150 mil euros.

in Diário dos Açores