25.2.06

ADIAMENTO






















Porque "Os dias não estão para isso" e as noites muito menos.
Porque o tudo que vier à rede é peixe parece ser um critério tão válido como outro qualquer para a constituição de uma colecção de arte contemporânea, sejam eles quais forem os limites da contemporaneidade.
Porque é eterna a discussão sobre o que é ou não é arte.
Porque sim e porque não, abstenho-me para já de cumprir a promessa, de comentar e contra-comentar o post Arte Contemporânea dos/nos Açores de Pedro Arruda no :ILHAS.

Entretanto, deixo aqui a iniciativa de constituição da colecção de arte contemporânea (já em curso) pelo IAC no âmbito do projecto PAAD.

"O objectivo princIpal do PAAD reside na criação de uma rede de cooperação e intercâmbio entre as distintas regiões que formam a Macaronésia, baseada na circulação de seus artistas que se dediquem à criação utilizando as novas tecnologias de comunicação, com vista a fomentar e estimular a investigação, o intercâmbio de experiências, a promoção dos artistas e a busca de novos públicos.

Desta circulação, o IAC pretende constituir uma colecção de arte contemporânea representativa dos criadores açorianos, madeirenses e canarinos contemporâneos e uma mediateca especializada em conteúdos de arte contemporânea, com especial incidência na digital art, destinada a reunir todo o tipo edições de obras relacionadas com as várias vertentes de expressão artística contemporânea.

Esta mediateca, pela sua especialização em digital art, será pioneira nos Açores e destina-se a ser utilizada no âmbito de trabalhos de investigação, de estudo ou de simples consulta sobre digital art por qualquer cidadão, mas fundamentalmente pelos criadores, desde os que participarão no intercâmbio promovido no âmbito deste projecto até quaisquer outros."