5.4.06

VIDEOTECA - 2


















CREMASTER 3 – THE ORDER
MATTHEW BARNEY


O mítico CICLO CREMASTER de Matthew Barney foi considerado pelo New York Times como «um marco de ambição, afirmação e provocação para a arte do novo século». Este ciclo, que levou nove anos a completar cinco filmes, termina de forma brilhante com uma sequência de 31 minutos no final de CREMASTER 3 chamado «THE ORDER».


"...
Tomando como cenário-personagem-principal o emblemático Chrysler Building, símbolo do modernismo norte-americano, em CREMASTER 3, Barney conta a história do encontro entre forças antagónicas em conflito pelo acesso a um processo de transcendência espiritual. Convocadas, de um lado, duas bandas "hard-core" novaiorquinas (Agnostic Front e Murphy's Law), a campeã-paralímpica-modelo Aimee Muilins e o escultor minimalista Richard Serra, e de outro narrativas ligadas a mitos celtas e rituais de iniciação massónicos, Barney usa a história da construção do Chrysler Building para reencenar o mito da construção do Templo de Salomão - versão fábula-crítica em estilo "melting-pot", indo do gore ao Deco e atropelando o "gangster-movie".
Num sonho febril, assombrado por mulheres-felinas e cavalos mortos que correm vestidos de época, uma mulher sai da sua tumba, lá em baixo, nos alicerces do edifício, enquanto em cima, no topo, com Manhattan aos pés, modelos vintage do Chysler Imperial New Yorker disputam um "derby" automóvel assassino-suicidário.
Conta-se como O Arquitecto do Chysler/Templo-de-Salomão (Serra, tornado mártir da Franco Maçonaria) acaba por ser morto pelo seu Aprendiz (Barney), que por sua vez é morto pelo próprio edifício em construção - poderá haver algo mais simbólico do que um artista a matar um "mestre" para, por fim, ser morto pela obra que os transcende a ambos e fica por concluir?
..."

Vanessa Rato,Y,Público


CREMASTER é o nome do músculo que governa os testículos.