7.4.06

PROJECTO - 1

A propósito deste Encontro Internacional em Lisboa...


JAVIER NÚÑEZ GASCO
RESTING PIECES (R.I.P Copyright) 2005


"A fotografia Copyright (capa da WART #8 - ver post anterior) resulta da concretização de uma ideia anteriormente enunciada na lápide Resting Pieces* ( R.I.P. Copyright), uma das muitas lápides que integram a série Resting Pieces (R.I.P.) (2005). Esta série de lápides funerárias ou comemorativas gravadas em pedra é um work-in-progress através do qual presto homenagem às ideias que, quer por falta de financiamento quer por outras razões, ainda não pude realizar, oferecendo-lhes uma última e derradeira hipótese de concretização. Em cada uma dessas lápides, substituí a inscrição que habitualmemte assinalaria uma efeméride ou a memória de alguém, pelo título provisório da obra, a data de aparição da ideia e a descrição formal ou conceptual desta à maneira de sinopse."

"Resting Pieces (R.I.P.) é um projecto especialmente pensado para o circuito comercial artístico, pois é o acto da compra ou de colecionismo que completa a obra: o comprador, ao adquirir uma das ideias gravadas sobre pedra, tem a opção de trazer à vida a obra nela descrita, financiando a sua realização e obtendo, assim, o direito a gravar o seu nome na própria lápide como menção ao seu generoso patrocínio. Optando por patrocinar a ideia, o comprador tem ainda a hipótese de adquirir a obra final dela resultante, pagando para tal a mais-valia artística correspondente. Por outro lado, se este somente estiver interessado em possuir a lápide, condenará a ideia a uma morte parcial, dado que nunca mais a realizarei."


*Tradução do texto inscrito na lápide

"A lei de copyright não protege trabalhos que existam apenas na imaginação de uma pessoa. Somente quando a ideia é fixada, isto é, posta no papel, gravada como áudio, introduzida na memória de um computador ou que possa, de alguma outra forma, ser percebida, reproduzida ou comunicada em ou a partir de um meio de expressão tangível, se aplica a proteção de copyright. Também, de um ponto de vista formal, um aviso de copyright correcto deve incluir sempre três elementos para ser completamente funcional: o símbolo de copyright, o ano da primeira publicação e o nome do proprietário dos copyrights. Com a intenção de desafiar este conceito legal, tatuarei, no lado direito da minha cabeça, o símbolo © seguido da palavra "forever" (sempre) e do meu nome artístico, reclamando assim eterna proteção de copyright sobre as minhas ideias passadas, presentes e futuras."


Esta lápide foi comprada em Outubro de 2005 por Ana André e Vasco Vidigal (Faro, Portugal) que assim patrocinaram a execução da tatuagem, ganhando o direito a que se gravassem os seus nomes na lápide e a que o autor transporte para sempre esta tatuagem na sua cabeça.
A fotografia Copyright regista o momento imediatamente posterior à sessão de tatuagem.



1.Projecto roubado à WART onde não consta nenhum aviso de copyright
2. Obrigado Mário e Alexandra.