18.7.06

CREC - 2

Governo admite parceria com privados na compra de edifícios para Centro Regional de Expressões Contemporâneas

O Governo Regional admite o estabelecimento de uma parceria com privados para a compra dos edifícios em que funcionará o Centro Regional de Expressões Contemporâneas projectado para a cidade da Ribeira Grande.

Para implantação do novo espaço expositivo de arte, que ficará na dependência do Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada, decorrem diligências junto de arquitectos, gestores e programadores culturais visando a conclusão, em breve, de um documento basilar e orientador sobre o projecto.

O processo tendente à criação do Centro Regional de Expressões Contemporâneas tem vindo a ser desenvolvido desde há alguns anos, através do projecto Arte Contemporânea dos Açores (ARTCA), promovido pelos organismos periféricos da Direcção Regional da Cultura, e de debates especializados.

Além disso, tem vindo a ser constituído um acervo de cultura? (pintura) e escultura de artistas açorianos, que tem dado origem a diversas exposições itinerantes pela Região.

A localização na segunda cidade de S. Miguel do novo espaço cultural pretende levar ao Norte da ilha outras perspectivas de promoção sócio-culural e artística e proporcionar o aproveitamento de um conjunto de edifícios da grande qualidade patrimonial e estética, que serão alvo das necessárias adaptações.

A nova valência museológica permitirá a visibilidade e o reconhecimento da arte e dos artistas contemporâneos, através de exposições, de oficinas pedagógicas, de intercâmbios de experiências e de acções de debate e reflexão.

Segundo anunciou o presidente do Governo, o Centro Regional de Expressões Contemporâneas, com implantação prevista para a zona da antiga fábrica de tabaco da Ribeira Grande, será financiada, maioritariamente, com fundos europeus do próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA).
Entre os seus objectivos figuram o favorecimento da criação e difusão das obras de expressão contemporânea, o conhecimento da arte contemporânea, a promoção de acções e a associação a iniciativas que visem um apuro estético na Região e de onde ressalte o espírito do lugar.

Cooperar com colectividades, associações, agentes culturais e artistas em projectos que contribuam para o desenvolvimento das artes contemporâneas constitui outro dos propósitos do projecto. GaCS/AP